Dia do Professor / 2011

Dia do Professor / 2011
EMF Cecilia Meireles

sábado, 7 de agosto de 2010

SACOLA DA LEITURA


Mal começa a tarde de aula de uma sexta-feira na turma da faixa etária 4/5 anos e surge uma sacola diferente em nossa porta: é a SACOLA DA LEITURA cheia de literatura, poesia e cultura que nos visitará todas as semanas!


É importante que as crianças tenham contato com livros, mesmo que ainda não saibam ler, pois sabemos que para os pequenos, a escrita é apenas um conjunto de marcas em folhas de papel. Um adulto, ao ler uma história para as crianças, faz com que essas marcas ganhem vida e os pequenos tenham acesso a tudo que mora dentro dos livros.


"Se estivermos objetivando formar leitores competentes desde pequenos, é preciso, desde muito cedo, estarmos atentos ao fato de que leitura e a literatura deverão estar presentes em nosso trabalho diariamente"
Sariane da Silva



A leitura, acima de tudo deve ser feita com prazer, ler apenas para se deliciar com o lido, sem necessariamente desenvolver uma outra tarefa posteriormente. Afinal, quando vamos ao teatro ou cinema, o fazemos para depois então obrigatóriamente, comentar o que foi assistido com alguém? Ou responder questionamentos sobre o que assistimos? Quando ouvimos uma música precisamos interpretá-la? Ou sentir e emocionar-se podem ser suficientes?
Com a leitura na Educação Infantil pode ser assim também: ler para emocionar-se, para divertir-se, para ler simplesmente. Não que a leitura também não possa nos fazer dar conta de algumas questões ou que a tarefa posterior à leitura de um livro infantil seja "proibida para menores", mas que não seja este o objetivo único com os pequenos.


Estimular a leitura com crianças que mal aprenderam a falar, pode ser o caminho mais curto para a formação de um futuro leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário